sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Um olhar sobre um pedaço da Bahia

O vídeo do diretor Dió Araújo "Assim é tu, Ituaçu" é um documentário de 26 minutos, ainda em fase de elaboração, sobre o município baiano de Ituaçu, localizado no território de identidade Sertão Produtivo, a 150 Km de Vitória da Conquista e a 525 Km de Salvador. As peculiaridades da cidade baiana serão postas no produto final a partir de um olhar cinematográfico, em que imagens e depoimentos são coletados, compondo seqüências capazes de revelar os encantos do lugar e um fragmento significativo de sua realidade social.
Para tanto, utiliza-se como procedimento de filmagem a aproximação da equipe com entrevistados locais, buscando registrar na verdade das pessoas, impressas no cotidiano e nos seus afazeres, o fio condutor do discurso fílmico. Este documentário pretende respeitar a realidade local, as expressões e olhares do povo simples do nosso sertão, bem como, a exuberância natural do lugar. É essa identidade, o foco de nossas câmeras. Os mitos e lendas da região compõem a narrativa abordada no filme, depoimentos retratados por pesquisadores e historiadores locais, e principalmente pela comunidade. Em "Assim é tu, Ituaçu", a trilha sonora inédita será composta pelo Maestro João Omar, onde arranjos e sons se misturam dando dramaticidade às cenas, priorizando assim, na musicalidade dos tons, o ponto de subliminação na percepção ao público, pretendido por este documentário. O diretor e sua equipe buscam também elementos científicos e manifestações artísticas para bases sustentáveis a criação cinematográfica, enriquecendo o audiovisual e valorizando nosso cinema. Na montagem deste projeto, subtítulos em forma de créditos farão uma intervenção das seqüências mostradas. O documentário "Assim é tu, Ituaçu" é um projeto elaborado por Dió Araújo e é contemplado pelo Governo da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (Secult – Ba). Os órgãos da Secult que tornam possível a realização do documentário são o Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia. Outra grande parceira da iniciativa é a Prefeitura Municipal de Ituaçu. As atividades para elaboração do vídeo, que culminaram com a existência deste blog, começaram no início de 2009 e devem ser finalizadas ainda no primeiro semestre de 2010.

5 comentários:

  1. Parabéns meu tio, está ficando show!!
    Beijos Ariana

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE INFORMAR QUE SE NAO ME ENGANO A IMAGEMDA LAGOA APRESENTADA COMO SENDO DA LAGOA FORMOSA É NA VERDADE DA LAGOA DA GRUTA. SÃO LAGOAS DISTINTAS AINDA QUE COMINCANTES E PERTENCENTES AO MESMO COMPLEXO LACUSTRE, DO VALE DO RIO MATO-GROSSO. EXISTE ALGUMAS LENDAS INTERESSANTES SOBRE AS DUAS LAGOA, CONTADAS PELOS MAIS VELHOS, COMO A LENDA DA FORMAÇÃO DA LAGOA DA GRUTA, E A LENDA DO JACARÉ ENCANTADO DA LAGOA FORMOSA.
    CASO QUIRA ENTRAR EM CONTATO
    JORGE MENDES
    BENTOJM@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho.

    Como tenho acesso ao documentário?

    Um abraço,
    Maria Adelina
    masbrit@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Estamos ansiosos para ver o documentário. Minha mãe nasceu em Ituaçú, prima em quarto grau do Moraes Moreira

    ResponderExcluir