Desde que começaram as filmagens em Ituaçu, Dió e sua equipe vêm buscando as manifestações culturais da população local, acreditando que a identidade de um povo, a “cara” da coletividade, se expressa nas narrativas que preenchem o cotidiano simbólico. O folclore é, nesta concepção, a própria imagem de uma identidade coletiva, expressando na crença aquilo que o povo é de verdade.
Em Ituaçu, Dió e sua equipe se depararam com uma história muito curiosa contada pelos moradores do município. Dizem os relatos que há alguns anos atrás, todos os dias, em determinado horário, uma “bola de fogo” aparecia e voava sobre as serras, desaparecendo depois de certo tempo, às vezes de forma vagarosa, às vezes de maneira rápida. Aqueles que presenciaram o fenômeno misterioso não sabem dizer o que ele era de fato, mas o apelidaram de “Ouro Encantado”.
A quantidade de verossimilhança que as testemunhas imprimem nos depoimentos que dão sobre este mistério não deixa dúvida, para quem os escuta, de que a história aconteceu de fato. Se o “Ouro Encantado” é apenas uma história, um fenômeno natural ou mesmo um Objeto Voador Não Identificado (um OVNI) tripulado por extra-terrestres, não há como saber.
O que podemos dizer é que a lenda profere uma riqueza cultural para Ituaçu, constituindo um patrimônio humano de valor inestimável. E sendo este folclore a foto da carteira de identidade de um povo, metaforicamente falando, então Ituaçu é uma beleza no todo constituído por sua gente e por sua natureza prodígia em encantos, cuja aura de mistério é a feliz interrogação que não sugere medo nem dúvida, mas, pelo contrário, uma certeza mágica de que sempre haverá algo novo esperando pelo nosso olhar, por trás das cachoeiras, da vegetação e da memória popular.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente, o folclore revela os caminhos através dos quais a história de um povo se constrói e os elementos que formam das diversas culturas. Essa história do Ouro Encantado é bonita e reveladora das espectativas dessa gente e dos elementos que permeavam a realidade das pessoas de Ituaçu, bem como a riqueza de sua cultura. Muito bom!
ResponderExcluir