quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Equipe do documentário: Soraya Tosto, produtora local

Produtora Local, Soraya Tosto é uma das donas da Fazenda Moendas um dos locais onde Dió e sua equipe foram buscar cenários paradisíacos de Ituaçu. O lugar é sem dúvida um dos mais bonitos da cidade. Seus atrativos naturais se constituem por cachoeiras, barragens, grutas, inscrições rupestres, praia de areia branca e fina, fauna e flora ricas e preservadas. Belezas que possibilitam a prática de esportes radicais, passeios turísticos, pesquisas, etc., tudo em sintonia perfeita com a natureza.
A origem do nome "Moendas" tem estreita ligação histórica com a origem do próprio nome "Ituaçu". Moendas é porque no local da Fazenda encontravam-se moinhos de farinha, cana e café. Há séculos foram descobertos nesta região, conhecida hoje como parte do Território Sertão Produtivo, minérios de alto valor capital. Como a exploração dessas riquezas foi proibida, aqueles que permaneceram radicados na localidade tiveram que procurar outra forma de subsistência. Como o solo é fértil e há muita água disponível (daí o nome da cidade "Ituaçu": Itu=grande, açu=salto, brejo ou água), surgiram então possibilidades nos cultivos do café, cana, mandioca, além da criação de gado. Nesta última década, aproveitando a imensa jazida de calcário, houve a instalação de Indústrias de cimento, completando a configuração atual das atividades econômicas.
O cenário montanhoso de Ituaçu e da Fazenda Moendas abriga uma extraordinária variedade de ecossistemas como Cerrado, Campos Rupestres, Gerais e Caatinga. As bromélias e orquídeas encontram um ambiente privilegiado, adaptando-se às diferenças de clima, altitude e solo. As trilhas abertas pelos garimpeiros, constituídas por cercas de pedras feitas por escravos, hoje são percorridas por praticantes amadores de trekking e outras modalidades de aventura.
Nesta imensidão de belezas naturais, possibilidades de esporte e lazer e alto potencial para diversos negócios, cabe a pergunta sobre a imagem abaixo: Onde está Dona Soraya?

4 comentários:

  1. Gostaria de ter a oportunidade de ver esse documentário na íntegra, pois sou ituaçuence e me orgulho muito disso. Onde posso conseguí-lo?
    Abraços aos conterrâneos e aos idealizadores desse belo projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o documentario esta disponivel no youtube no link abaixo, foi exibido em janeiro de 2012 pela TVE

      http://www.youtube.com/watch?v=K10ri76Zhgg&list=UUm-YbkXKnW4ewIGkhhjSOjQ&index=1

      Excluir
  2. ola gostaria de evr esse documentario pois sou de ituaçu .

    ResponderExcluir
  3. O Documentario sairá em breve, tentaremos divulgar ao maximo entre os conterraneos por diversos meios de comunicação, boca a boca e principalmente aqui via internet.
    abraços e se póssivel, deixem alguma forma de contato que enviaremos noticias.
    abraços
    soraya

    ResponderExcluir